Motoristas de Minas Gerais são multados a cada 2 horas por usar celular no trânsito

Alen Barić Silva
Alen Barić Silva
3 Min Read

Motoristas de Minas Gerais são multados a cada 2 horas por usar celular no trânsito.

A preocupação com o uso do celular enquanto dirige é um tema que ganha destaque em várias cidades do país. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, não foge à regra e tem sido palco de uma grande quantidade de multas por essa infração no primeiro semestre deste ano. De acordo com os dados da BHTrans, a empresa que administra o tráfego na cidade, foram registradas cerca de 20 mil infrações relacionadas ao uso do celular enquanto dirige.

Essa é uma das maiores quantidades já registrada em um período equivalente e representa um aumento de 27% comparado com o mesmo período do ano passado. A prática do uso do telefone no volante é considerada uma infração gravíssima, sendo punida com a multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Esse número indica que a cada duas horas um motorista é autuado pelo uso do celular enquanto dirige.

A TV Globo mostrou flagras envolvendo motoristas de ônibus em cidades da Grande BH, incluindo Belo Horizonte. Um dos registros mostra o condutor da linha 4106 digitando e tirando as mãos do volante com o veículo em movimento. Outro caso foi registrado na BR-040, em Ribeirão das Neves, onde um motorista de ônibus metropolitano também foi flagrado mexendo no telefone durante a viagem.

Esses casos, além dos números, deixam claro que há uma grande necessidade de conscientização sobre os riscos do uso do celular enquanto dirige. A prática é perigosa e pode causar acidentes graves, colocando em risco não apenas a vida do motorista, mas também a dos outros usuários da via.

Para combater essa situação, as autoridades podem considerar medidas mais eficazes para reprimir o uso do celular enquanto dirige. Isso pode incluir a implementação de tecnologias que permitam identificar e multar os infractores, além de campanhas de conscientização que lembrem os motoristas dos riscos da prática. Apenas uma abordagem mais rigorosa pode ajudar a reduzir o número dessas infrações e garantir a segurança no trânsito.

Share This Article